Buscar
  • Soleri Energia

Gigantes de tecnologias adotam plantas solares para produção de energia limpa em seus projetos.

A empresa de tecnologia Microsoft anunciou recente a assinatura de um contrato de 15 anos, garantindo a compra de energia de uma planta solar de 74 Megawatts (MW), que será construída e operada pela empresa Invenergy, empresa que desenvolve e opera soluções globais em energia sustentável.


Por meio do contrato, a Microsoft se tornará a única consumidora da energia gerada pela planta, denominada de Wilkinson Solar Energy Center. Com isso, representa a quarta compra de energia pela gigante e que a levará ao patamar de 1,3 Gigawatts (GW) em energias renováveis.


Outra gigante, a Amazon, através da AWS (Amazon Web Service), alcançou cerca de 50% do uso em energia renovável para sua empresa de Nuvens (Cloud) e Data Centers, possuindo atualmente 06 fazendas solares com potência total de 260 Megawatts implantados.


Isso representa a entrega de 2 milhões de MWh no grid elétrico para abatimento nos Centros de Dados, o suficiente para atender mais de 190.000 residências por ano, de acordo com a empresa. Com um plano ambicioso de tornar 100% da operação em consumo de renováveis, a empresa promete que seus clientes poderão, mesmo que indiretamente, participar da redução nas emissões de carbono em até 88%, migrando para seus servidores ecológicos, contribuindo assim também com o meio ambiente.


Na dianteira do processo, a Inovadora Google anunciou em 2017 que 100% das suas operações advinham de consumo de energia renovável, eólica e solar, com mais de 20 projetos espalhados desde o Chile até a Suécia. A empresa confirma sua posição de destaque se tornando o maior comprador global de energia limpa em compromissos que chegam a ordem de 2.600 Megawatts (MW).


“Nosso objetivo final é criar um mundo onde todos – não apenas o Google – tenham acesso à energia limpa, onde operar nossos negócios de maneira ambientalmente sustentável tem sido um valor fundamental desde o início, e estamos sempre trabalhando em novas ideias para tornar a sustentabilidade uma realidade” afirma o Vice-Presidente de Infraestrutura Técnica, Urs Hölzle.


As Gigantes da tecnologia lideram, hoje, uma tendência mundial entre as corporações para investir em projetos de energia renovável e assinarem contratos de longo prazo com as Concessionárias locais. Tendência que está abrindo novos mercados para as Renováveis, levando grandes fornecedores a descarbonizar e economizar dinheiro nos seus resultados financeiros - Uma tendência que esperamos não diminuir o ritmo tão cedo.


Por Raul Rosa.


Fonte:

https://aws.amazon.com/pt/about-aws/sustainability/

https://invenergyllc.com/

https://www.google.com/get/sunroof#p=0

https://bloomberg.com

24 visualizações

Posts recentes

Ver tudo